Visitas: 331126

A Lapinha

Distrito de Santana do Riacho, a Lapinha está localizada na região da Serra do Cipó e faz parte da APA (Área de Preservação Ambiental) Morro da Pedreira, cinturão de proteção do Parque Nacional da Serra do Cipó. Integra o circuito da Estrada Real e está a 143 Km de Belo Horizonte. Alguns a chamam Lapinha da Serra, os moradores mais antigos Lapinha de Belém.

Na década de 80 surgiram os primeiros turistas (mochileiros) que passavam por lá para seguir até a Cachoeira do Tabuleiro em Conceição do Mato Dentro.

No início da década de 90 o número de turistas já era considerável, aumentando ainda mais em 1999 quando foi aberta a estrada que liga Santana do Riacho à Lapinha, onde antes era praticamente impossível o tráfego de automóveis comuns.

Desde então começaram a aparecer os primeiros problemas, como turistas acampando nas nascentes, às margens da represa, das cachoeiras e dos rios, deixando lixo, desordem e depredação ao meio ambiente. Assim, os moradores sentiram a necessidade de se organizarem para discutir e tentar resolver tais problemas.

Hoje não é mais permitido o acampamento nas nascentes, áreas de coleta de água, áreas públicas, facilitando a solução de vários problemas da comunidade.

A Lapinha possui cerca de 300 habitantes que vivem da agricultura de subsistência e do turismo. Possuindo inúmeras belezas naturais, a região atrai visitantes para conhecer as cachoeiras, lagos, grutas, rios, picos, sítios arqueológicos, fauna, flora e o principal, as pessoas e a sua cultura local.

É tradição do povoado os festejos religiosos para comemorar o dia do padroeiro da Lapinha, “São Sebastião”, o dia de São Pedro, o dia de Santa Cruz, a festa de Nossa Senhora da Aparecida, a comemoração do mês de Maria e as festas juninas.