Pico da Lapinha
Informações úteis
Tempo de carro:  Todo à pé

Tempo de caminhada:  2,5 horas

Levar:  Água, frutas, cereais ou biscoitos

Necessita guia:  Sim

Calçado:  Bota

Fotos

Pico da Lapinha

O Pico da Lapinha, com 1686 metros de altitude, é o segundo ponto mais alto da Serra do Cipó, ficando atrás apenas do Pico do Breu, seu vizinho de 1687 metros. De lá se tem uma vista paradisíaca da represa entranhada na serra. A Lapinha é o último ponto de carro antes da caminhada até o pico.

Para fazer este passeio deve-se ter um bom preparo físico. A subida é longa e íngreme. Leve bastante água, na última hora de caminhada não haverá mais veios d'água. Nos últimos metros, muita atenção ao caminhar, a subida torna-se mais difícil e é quase inevitável o uso das mãos em alguns pontos.


 

 

 

Nunca faça este passeio sem guia e nem em grupos com menos de tres pessoas. O guia irá conduzi-lo sem erros e alertá-lo para as condições do tempo, os veios d'água tornam-se largos com poucos minutos de chuva. Há passagens em pontos poucos transitados e não é difícil encontrar cobras no caminho.

Desde o iníco da caminhada começa a formar-se a mais bela vista da Serra do Cipó: as águas da represa Coronel Américo Teixeira suspensas no Espinhaço. É de tirar o folego, quando chega-se ao topo tem-se o mais belo enquadramento.

Atenção ao chão e Boa Caminhada!